quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ONU DECLAROU 2017 – ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. De acordo com o texto informativo da ONU esta reconhece a importância do Turismo para “estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, e conduz a uma maior consciência da herança de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes de diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo “.

Esta decisão surge na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), no seguimento do reconhecimento, pelos líderes mundiais de que um turismo “bem concebido e bem gerido” pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, a criação de emprego e para o comércio.  Em 2015, na cimeira da ONU, em Nova Iorque foi reforçada quando a comunidade internacional   adotou a nova agenda de ação até 2030 e definiu e fixou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU.

 “Esta é uma oportunidade única para aumentar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – económica, social e ambiental, ao aumentar a consciência das verdadeiras dimensões de um setor que é muitas vezes subestimado. É uma oportunidade para construir um setor de turismo mais responsável e comprometido que possa capitalizar o seu imenso potencial em termos de prosperidade económica, inclusão social, paz e compreensão, preservação cultural e ambiental”, disse Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), sendo a principal agência das Nações Unidas para esta iniciativa.
O anúncio oficial do ano internacional do turismo sustentável realizou-se no passado dia 18 de janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid (Espanha).
O Ano Internacional visa apoiar uma mudança nas políticas, práticas empresariais e comportamento dos consumidores para um setor do turismo mais sustentável contribuindo eficazmente para os ODS. São 12 meses para celebrar e promover a contribuição do setor do turismo para a construção de um mundo melhor.

O Ano Internacional promoverá o papel do turismo nas seguintes 5 áreas principais:
1.  Crescimento económico inclusivo e sustentável;
2.  Inclusão social, emprego e redução da pobreza;
3.  Eficiência dos recursos, proteção do ambiente e alterações climáticas;
4.  Valores culturais, diversidade e património;
5.  Compreensão mútua, paz e segurança.


O setor do turismo representa atualmente 7% das exportações internacionais, um em 11 postos de trabalho e 10% do PIB mundial, se for bem gerido, pode promover o crescimento económico inclusivo, a integração social e a proteção dos bens culturais e naturais.

A Organização das Nações Unidas, que desde o início do ano tem como secretário-geral o português António Guterres, alerta ainda na sua informação, para a “necessidade de se trabalhar em parceria para que os resultados sejam mais visíveis e facilmente alcançáveis”.
Neste âmbito, a Organização Mundial do Turismo, que está inscrita na ONU, convida todos a “espalharem a palavra” sobre a designação de 2017 como ano do Turismo Sustentável, bem como a partilharem as suas experiências, as suas ações e soluções e os seus conhecimentos nesta área acedendo ao site oficial  http://www.tourism4development2017.org/ 
  

OMT e Portugal parceiros no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento
Portugal recebeu a visita oficial do secretário-geral da OMT                                                                                                              
Taleb Rifai participou esta terça-feira, 7 de fevereiro, na assinatura do memorando de adesão de Portugal ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, juntamente com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, uma iniciativa para promover programas turísticos sustentáveis a nível “económico, social, e ambiental”.
De entre os projetos do Governo que serão certificados pela OMT, estão o programa Revive e o Portuguese Trails.
Na cerimónia de assinatura marcou ainda presença o CEO da WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, David Scowsill, que acompanhou a visita oficial do secretário-geral da OMT a Portugal. A deslocação de Rifai a Lisboa incluiu também encontros com o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, e os ministros da Economia e dos Negócios Estrangeiros.
No âmbito desta visita, Taleb Rifai participou ainda em duas iniciativas do Programa Turismo 4.0: o Seminário de Empreendedorismo & Inovação no Turismo (dia 6 de fevereiro); e o Open Kitchen Lab (dia 7 de fevereiro), iniciativas que decorreram na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e que contaram com a participação de várias startups do setor.  
Portugal é, neste domínio, considerado um exemplo de excelência pelo Programa Turismo 4.0, que esteve entre os finalistas dos Prémios de Inovação em Investigação e Tecnologia da OMT, e que visa apoiar startups nas áreas de viagens e turismo, fomentando o empreendedorismo e o ecossistema de inovação em Portugal.

Os alunos do 3ºano do Curso Profissional de
Técnico de Turismo Ambiental e Rural da
 Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento

Sem comentários:

Enviar um comentário