segunda-feira, 24 de abril de 2017

Experiências Turísticas rumo a Braga

A visita de estudo no dia 22 de fevereiro, impôs um olhar técnico para o Mosteiro de Tibães… as acessibilidades nos espaços do mosteiro… uma cadeira de rodas visível na receção e muitos obstáculos a percorrer pelo visitante/turista.
Mas o fascínio de passear pelos corredores do edifício e entrar na máquina do tempo… no tempo onde viveu uma comunidade beneditina… percorremos as salas comuns, os quartos, os jardins e sentimos a história do mosteiro.
Rumo ao centro histórico de Braga não deixando escapar o olhar técnico para as acessibilidades… das ruas, das lojas, dos espaços de lazer, dos restaurantes e perceber que ainda há muito para fazer no que respeita ao Turismo Acessível. A sensibilização e adaptação de alguns equipamentos já se fazem sentir na cidade.
E depois o Museu dos Biscainhos instalado no Palácio dos Biscainhos – habitação dos condes de Bertiandos – fundado no século XVII e transformado na 1ª metade do século XVIII. O palácio, os jardins barrocos e as suas coleções, revelam o quotidiano da nobreza setecentista e dos outros habitantes do espaço: capelães, criados e escravos.
A exposição permanente contextualizou-nos para o conhecimento de coleções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, metais, …) instrumentos musicais, meios de transporte, gravura, escultura/talha, azulejaria e pintura, entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX.

E assim o ciclo das Experiências Turísticas encerrou com história, saber e sol.

Participantes
Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 2ºD
Professores:
Isabel Martins, HCA
Manuela Leal, TAA
Miguel Ribeiro, AI

Sem comentários:

Enviar um comentário