segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Feirinha Saudável


A partir de amanhã, nos Claustros da nossa Escola, decorre a ""Feirinha Saudável", dinamizada pelos alunos do 2ºano e aberta a todos os membros da Comunidade Escolar que desejem adquirir os nossos produtos!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vamos ter saudades...




Quando o curso se aproxima rapidamente do final, os alunos do 3º ano trabalham afincadamente!

1400!



No dia 23 de Novembro, 1400 novas árvores de espécies autóctones foram plantadas em Monte Córdova, junto ao Castro de Monte Padrão, com o precioso contributo dos alunos do 2ºano de Turismo Ambiental e Rural. Estão todos de parabéns, principalmente a Ana Raquel Pinheiro, pelo seu espírito empreendedor, que motivou a parceria entre a nossa Escola, a C.M.Santo Tirso e a Quercus.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novos alunos de visita à mata e à exploração agrícola

No passado dia quinze de Setembro, por volta das 9:30h, a turma do primeiro ano do curso de Turismo Ambiental e Rural, da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento, na aula de ADR módulo 1, foi visitar a exploração agro-pecuária e a mata da escola.
Ao longo do percurso a professora do módulo e nossa directora de curso ajudou-nos a recordar alguns conceitos e a relacioná-los com novos conhecimentos que iremos abordar ao longo do ano.
Começamos por visitar a vacaria, onde constatamos que as vacas eram todas da mesma espécie e da raça Holstein Frísia, destinadas à produção de leite e formam uma população – isto é, grupo de seres vivos da mesma espécie que vivem numa determinada área, num dado período de tempo. Identificamos diversas populações: vinha, rosas, kiwis, pinheiros, carvalhos, formigas, cavalos…
Na exploração agropecuária observamos o pomar de kiwis, a vinha e o roseiral onde se regista uma organização e uma forte intervenção do homem nestas culturas, em contraste com a paisagem natural da mata, onde a intervenção do homem é reduzida e a diversidade biológica é muito maior.

Fizemos uma visita às duas éguas (mãe e filha) da raça Garrano, autóctone das Serras da Peneda e do Gerês.

Na “mata” identificámos vários estratos, como o estrato herbáceo – onde se encontram as ervas, musgos, fetos, a erva da fortuna (infestante), o estrato arbustivo formado por arbustos e o estrato arbóreo onde se encontram as árvores – predominando os pinheiros, os carvalhos, sobreiros e em alguns locais o eucalipto.
Enquanto seguíamos na visita falámos dos factores abióticos, como a luz, a temperatura, a humidade, o solo e da forma como influenciam os seres vivos – por exemplo, nas plantas, a luz é muito importante, para ocorrer a fotossíntese e a temperatura tem influência nas migrações das andorinhas. Concluímos também que os seres vivos exercem influência sobre os factores abióticos – por exemplo as minhocas aumentam a porosidade dos solos, as copas das árvores afetam a luminosidade e humidade do local.
Assim, recordámos que ao conjunto formado por indivíduos de espécies diferentes interagindo entre si, numa determinada área, se dá o nome de comunidade. Por outro lado, as comunidades em interação com o meio físico ou biótopo formam os ecossistemas. Existem micro ecossistemas, como uma gota de água estagnada e os macro ecossistemas, que também se podem chamar biomas, como o deserto, a tundra, ou as florestas tropicais, mas o maior ecossistema que inclui todas as formas vivas existentes na terra é a biosfera ou ecosfera. Na enorme biodiversidade que apreciamos, existe uma unidade estrutural e funcional – todos os seres vivos são constituídos por células, desde os mais simples – unicelulares até aos mais complexos e uma organização biológica desde a célula, tecido, órgão, sistema de órgãos, organismo, população, comunidade, ecossistema, até à Biosfera.
Abordámos alguns factores que podem desequilibrar os ecossistemas pondo em risco a conservação das espécies e as estratégias para evitar a perda de biodiversidade.
Salientámos a importância da disciplina de ambiente e desenvolvimento rural para a formação de futuros técnicos de turismo ambiental e rural e de cidadãos conscientes e responsáveis pela sustentabilidade do ambiente.
Por fim, ao observarmos várias pinhas roídas, inferimos a presença de esquilos na mata e reparamos que em algumas árvores existem líquenes, que são associações de algas e fungos. Eles são muito importantes pois são indicadores biológicos ou ecológicos.
Ficamos a saber que a mata da escola, tem um local extremamente calmo sendo ele dedicado a uma professora de Biologia que terá falecido há pouco mais de um ano e para quem a mata tinha um significado especial.
Cerca de uma hora depois, terá terminado a nossa agradável visita, que dizemos desde já ter sido uma actividade interessante, tendo esta cativado a atenção da maioria dos alunos, senão mesmo de todos.


Os alunos do 1ºD

sábado, 24 de setembro de 2011

Coimbra: Congresso internacional assinala Dia Mundial do Turismo


O Dia Mundial do Turismo, que se celebra na próxima terça-feira (27 de setembro), é este ano assinalado em Coimbra com a realização de um congresso internacional sobre turismo, que integra um Seminário sobre Gastronomia e Vinhos e a Feira Internacional de Turismo de Coimbra. Destaque também para as inúmeras visitas guiadas, música, bem como entradas gratuitas em diversos espaços museológicos e patrimoniais

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo realiza-se de 27 a 29 de setembro, em Coimbra, o Congresso Internacional Turismo, Lazer e Cultura. Destinos, Sustentabilidade e Competitividade, que reunirá conferencistas do Reino Unido, Argentina, Trinidad e Tobago, entre vários investigadores nacionais e internacionais provenientes de diferentes universidades e instituições de Ensino Superior Politécnico.

De salientar ainda as presenças da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, do ministro do Plano e Desenvolvimento de S. Tomé e Príncipe, do vice-ministro da Hotelaria e Turismo da República de Angola, Paulino Domingos Baptista, da secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, da Direção Geral do Turismo da Guiné-Bissau, Francisco da Costa e do secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

Segundo a Turismo de Coimbra, “este congresso internacional surge com o intuito de a partir dos laços históricos que unem os países da Lusofonia, perspetivar o turismo, designadamente, os desafios em termos de sustentabilidade e de competitividade que se colocam aos vários Estados-membros. Estados que têm encontrado, na atividade turística, formas diversas de internacionalizar a sua economia, podendo no futuro o turismo servir de leitmotiv para alargar e aprofundar a cooperação mútua”.

Portugal eleito melhor destino para turismo activo pela National Geographic


A edição russa da revista National Geographic Traveler atribuiu a Portugal o Prémio Traveler Awards 2011, na categoria de melhor destino para a realização de turismo activo.

O prémio resultou da votação de utilizadores independentes russos no site da revista em www.nat-geo.ru.

A eleição, que decorreu a partir de Junho com o apoio da União da Indústria de Turismo da Rússia, escolheu as formas de lazer mais populares de 2011. O destino Portugal e as suas actividades em contacto com a natureza foram distinguidos com o prémio “Turismo activo, nomeadamente Turismo radical”, entre dez categorias.

O mercado russo vem aumentando consecutivamente a procura por Portugal. Em 2010 foi um dos que mais cresceu (+ 31,4% em relação a 2009) e gerou mais de 270 mil dormidas. Nos primeiros sete meses deste ano o aumento foi de 45,8% face ao mesmo período de 2010.

Este prémio junta-se a outras distinções internacionais atribuídas nos últimos anos ao destino, às cidades e à oferta turística nacional por consagradas publicações e guias online.

No ano passado, Portugal foi considerado um dos 10 destinos de visita obrigatória pela revista Lonely Planet e figurou no top 10 de destinos mundiais preferidos da revista Condé Nast.

Já este ano o País foi distinguido como melhor destino turístico pelo World Travel Guide e um dos melhores destinos mundiais (através de Lisboa) para o Top Budget Travel Destinations, a que se junta agora a preferência dos leitores da National Geographic Traveler russa.

Palmela discute «qualidade e inovação na oferta turística»



O II Fórum Turismo na cidade de Palmela é subordinado ao tema «qualidade e inovação na oferta turística». O encontro que tem lugar a 28 de Setembro vai analisar as relações entre actividade turística, cultura, património, natureza, entre outros factores de competitividade para as regiões.

O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Palmela, começa com uma conferência intitulada «Palmela, Turismo e Futuro» da responsabilidade de Joaquim Rosa do Céu, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

Terminada a conferência, o primeiro painel terá como tema «Turismo e Cultura». Oportunidades, desafios e a importância do turismo na revitalização dos centros históricos são algumas das abordagens.

Já pelas 11h15, as atenções voltam-se para o «Turismo e Natureza». O segundo painel vai centra-se nas estratégias de dinamização, a candidatura da Arrábida a Património Mundial e a sua importância para o turismo, a organização do produto.

«Palmela - Experiência com Sabores», a importância das rotas dos vinhos e o «programa selecção gastronomia/gastronomia e restauração como factor de diferenciação na oferta turística» são abordagens em destaque no terceiro painel, após a pausa para almoço.

Os trabalhos encerram com a conferência de José Sancho Silva, do Centro de Estudos de Turismo, sobre «Planeamento como factor de sustentabilidade e competitividade de um destino turístico».

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Na próxima 2ª feira começam as vindimas na nossa Escola e, como já vem sendo hábito, os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural vão dar o seu contributo!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DIVULGAÇÂO MATEMÁTICA

No passado dia 20 de Maio, no âmbito da comemoração do Dia da Matemática, a nossa Escola recebeu dois ilustres convidados, a Dra. Sara Santos e o Professor António Machiavelo, que nos vieram ajudar a perceber a importância da Matemática no nosso quotidiano e a desmistificar alguns dos preconceitos que todos temos sobre as dificuldades na sua aprendizagem e o seu carácter abstracto. Durante a manhã, alunos de várias turmas participaram numa “Masterclass” sobre “Potência de 2”, dinamizada pela Dra. Sara Santos, investigadora do Royal Institute of Great Britain e, posteriormente, numa palestra proferida pelo Professor António Machiavelo que, entre outros aspectos, nos elucidou sobre algumas das aplicações da Matemática na produção agrária. À tarde, foi a vez dos professores reflectirem sobre o ensino da Matemática, à conversa com os mesmos ilustres convidados, “Uma conversa: A Matemática e o seu ensino”, bem como com os docentes de outras escolas que aceitaram o convite que lhes foi endereçado para participar nesta actividade que tanto enriqueceu todos quantos tiveram o privilégio de participar. A par destas actividades decorreu também uma mostra de Jogos Matemáticos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011




PROJECTO 3D TAR10:
“RECICLAR - QUAL É O TEU PAPEL?”


No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, módulo 9 – Protecção do Ambiente - a turma do 3º D, do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, propôs-se desenvolver um projecto na vertente da Educação Ambiental. Este projecto consistiu na realização de várias oficinas práticas tendo como objectivo geral sensibilizar as crianças do ensino básico, convidadas para participar nas actividades, incentivando-as a incluir boas práticas ambientais no seu dia-a-dia contribuindo assim para um futuro mais sustentável.
O convite foi lançado a uma turma do 3º ano da Escola Básica de Areias – 1º Ciclo (EB1 de Areias)
Os alunos do 3º ano de Turismo Ambiental e Rural deram ao projecto o nome “Reciclar - Qual o teu papel?”
A actividade decorreu no dia 28 de Abril e após a recepção da turma de 19 crianças acompanhadas pelas suas professoras, seguiu-se uma pequena introdução ao tema do projecto e divisão em quatro grupos que de imediato puseram mãos à obra nas diversas oficinas tendo por base os seguintes objectivos:
 Sensibilizar as crianças para a importância da preservação dos recursos naturais;
 Dar a conhecer a importância da reciclagem para o meio ambiente;
 Dar a conhecer as mais-valias ambientais da política dos 3 R’s;
 Promover as boas práticas ambientais;
 Fomentar a separação correcta dos resíduos;
 Promover a reciclagem do papel;
 Incentivar as crianças a reutilizar criando objectos úteis e criativos;
 Estimular a reutilização de embalagens recorrendo aos objectos do quotidiano
Assim, todos os alunos rodaram, com muito entusiasmo, pelas quatro oficinas que tinham como lema “Saber separar é, saber poupar”, “Papel velho vira novo”, “ Reutilizar é criar e inovar” e “Reciclar/Reutilizar – todos temos a ganhar!”.
No final, o balanço foi muito positivo tanto para a turma do ensino básico como para a turma do 3º D que procurou dar o seu melhor para que tudo corresse bem e consideraram a experiência enriquecedora e gratificante.
“Na nossa opinião foram bastantes os aspectos positivos, entre os quais destacamos a organização das oficinas e o interesse das actividades criadas, a interactividade com as crianças que demonstraram empenho e entusiasmo, o que facilitou o sucesso da actividade. “
“Gostamos da experiência e teríamos todo o gosto em voltar a repetir.”
“A turma esteve de parabéns e projectos como este deviam ocorrer mais vezes”.
Esperamos que o nosso pequeno contributo dê frutos em prol de um futuro melhor e mais sustentável!








A equipa de coordenação:
Turma do 3ºD Curso de Turismo Ambiental e Rural
A Professora :
Helena Tomás

segunda-feira, 9 de maio de 2011





Escola Profissional Agrícola Conde de S.Bento, local de partida para mais uma visita de estudo, quarta-feira dia 27 de Abril de 2011, que desta vez teve como destino o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Começamos por nos encontrar à entrada da escola estando prevista a saída para as 8:30h.

Após sensivelmente hora e meia de caminho, a chegada previa-se. Enquanto isso não acontecia, o
Professor Augusto teve autonomia para mais uma das suas intervenções, falando-nos um pouco da
história de Melgaço e das suas tradições, falando até da origem e características do Cão de Castro
Laboreiro, um ex libris daquela região.

Até que chegamos ao destino.

Fomos bem recebidos pelo senhor Abel que nos falou mais um pouco do PNPG, mostrando um pequeno
filme sobre o mesmo.

Em portas de Lamas de Mouro, local onde vimos o filme mencionado anteriormente, estavam duas
estagiárias, estudantes do mesmo curso que nós.

De seguida fizemos o nosso primeiro percurso pedestre, ainda em Lamas de Mouro, acompanhados
pelo senhor Abel.

O calor apertava e a fome também já era muita, mas tudo isto se ultrapassou quando o percurso
começou.

Só alguns tiveram a oportunidade de ver duas cobras e um lagarto de água vivos, mas todos tiveram a
triste oportunidade de ver uma cobra e um lagarto de água mortos.

Finalmente chegou a hora de almoço! Almoçamos o que a escola nos concedeu, muito bom por sinal.

Um novo percurso pedestre se avizinhava, este em Castro Laboreiro. Este foi muito mais cansativo para
todos, pois era sempre a subir e não havia muita sombra.

A paisagem era muito bonita e a guia que nos acompanhou era muito simpática, respondia com agrado
a todas as nossas perguntas e esteve sempre muito sorridente.

Tivemos a oportunidade de ir por um sítio diferente do normal, que não estava previsto no percurso.

Acabado o percurso, despedimo-nos da guia e da aluna estagiária que nos acompanhou.

Já numa hora em que o cansaço se notava, elementos do 1ºD tiveram a ideia de tirar fotos divertidas, o
que nos despertou o ânimo.

Foi uma visita muito divertida e didáctica, pois teve muito a ver com o nosso curso. Obrigado EPACSB!

Os alunos do 1ºD!



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Feira de Turismo

RESULTADO DOS CONCURSOS:
vencedor de uma viagem, oferta da agência AfroAir - Bruno Costa, 2ºD
vencedor de noites grátis no Contact Nature Camping - Ganna Familyarska, 3ºD.

Feira de Turismo

Os alunos do 3ºano apresentaram a toda a comunidade escolar os seus projectos:









terça-feira, 29 de março de 2011

Feira de Turismo

A Feira de Turismo, organizada pelo 3º ano, no âmbito do módulo de Marketing Turísitico, será na 5ª feira, dia 31 de Março, pelas 15h00.