terça-feira, 8 de maio de 2012


O 3º D PELOS TRILHOS DAS INVERNEIRAS E BRANDAS de CASTRO LABOREIRO E PORTA DE LAMAS DE MOURO


 
No âmbito das disciplinas de Ambiente e Desenvolvimento Rural e de Técnicas de Turismo e Gestão, a turma do 3º ano de Turismo Ambiental e Rural realizou no dia 23 de Março uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda Gerês – Porta de Lamas de Mouro.

Logo à chegada reunimos com a equipa responsável pela dinamização das atividades de animação e interpretação ambiental, focando aspetos ligados ao planeamento, implementação e avaliação de projetos e oficinas temáticas e debatemos com o responsável ligado à gestão do PNPG, questões relacionadas com os principais constrangimentos encontrados e boas práticas implementadas na gestão do Parque. 

Realizamos dois percursos pedestres: um pelas margens do rio Mouro e outro em Castro Laboreiro que incluiu a visita ao Museu etnográfico e subida ao Castelo em que se procurou realçar e valorizar o Património Biológico Natural e o Património Cultural, privilegiando a vertente prática da aprendizagem, analisar as características do percurso pedestre, procedimentos, normas de segurança, postura e linguagem técnica do guia e reconhecer a interdependência do Turismo e Ambiente.

A visita revelou-se de especial interesse para este Curso e foi excelentemente conduzida pela equipa responsável, destacando-se o acompanhamento do Dr. Abel Marques, pela preocupação em adequar as atividades tendo em conta a especificidade do grupo, curso, conteúdos a abordar e objetivos a atingir, de acordo com o pedido feito pela escola.

A atividade contribuiu muito positivamente para reconhecer a importância da valorização e promoção dos produtos regionais e tradições das populações rurais para o TER e o desenvolvimento rural; motivar para a importância da defesa do Património Natural tendo em vista uma atividade turística responsável; incentivar para a prática de atividades turísticas como forma de diminuição de problemas de ordem social e económica das populações residentes em Áreas Protegidas; reconhecer o papel da gastronomia, artesanato, museus temáticos... como potencializadores dos recursos endógenos da região e contribuiu para o desenvolvimento das relações interpessoais.

Esta visita permitiu ainda o estabelecimento de protocolos de colaboração para a FCT / PAP de dois alunos deste Curso.
Todos saímos mais enriquecidos com esta visita!                                            Os alunos do 3ºD

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