sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Turismo

Receitas de turismo devem superar os oito mil milhões em 2013


Económico com Lusa

02/11/12 12:54

As receitas anuais relacionadas com o turismo devem ultrapassar os oito mil milhões de euros em 2013.

"Temos expectativa de crescimento, apesar da conjuntura difícil em que vivemos", sublinhou hoje à agência Lusa o diretor do departamento de promoção do Turismo de Portugal, António Padeira, assinalando a importância do sector para o mercado de exportações.

"Dois terços do movimento turístico em Portugal advêm do mercado externo", frisou António Padeira, explicando que a estratégia do turismo nacional tem que passar pela captação de novos públicos, novos produtos turísticos e em novos segmentos de mercado.

"A secretária de Estado do Turismo [Cristina Meireles], desloca-se este mês à Índia para fazer um trabalho de divulgação e promoção de Portugal, já que cerca de 20 milhões de indianos viajam para o estrangeiro e nós temos que aproveitar", sustentou o dirigente do Turismo de Portugal.

"Este ano já estivemos três vezes na China, também, mas estamos ao mesmo tempo a trabalhar os mercados tradicionais porque não podemos descurar nada se quisermos dar a volta".

As declarações de António Padeira foram realizadas hoje, à margem do "Workshop Internacional de Turismo Religioso", promovido pela Câmara e Ourém e pela ACISO -Associação Empresarial de Ourém-Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal, reunindo operadores turísticos nacionais, agentes de viagens e hoteleiros, entre outros empresários do sector.

"O país quase nunca reconheceu a importância do turismo religioso", disse à Lusa o presidente da Câmara de Ourém, à margem do evento. O turismo religioso "pode ser um canal de atracão muito forte e dar um contributo para o desenvolvimento turístico e das exportações, que é uma coisa da qual Portugal precisa como do pão para a boca", exemplificou Paulo Fonseca.

O autarca sublinhou o facto de, durante muitos anos, se ter "dormido à sombra de produtos como Lisboa, Madeira, Algarve e Cascais", expressando a convicção de que é através de mercados como Fátima "que se pode dar um grande salto".

Afinal, reforçou, "Fátima está a apenas uma hora de Lisboa, já consegue atrair cerca de cinco milhões de visitantes por ano e oferece 15 mil camas a um preço médio inferior daquele que se pratica na capital do país".

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