Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Ministério da Indústria, Turismo e Energia espanhol recebem hoje o turista número mil milhões num acto simbólico no Museu do Prado, em Madrid.
A OMT escolheu simbolicamente uma mulher, provavelmente europeia, e o Museu do Prado para celebrar a ocasião, já que a sede da organização se situa na capital espanhola.
Paralelamente a este evento, presidido pelo secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, e o ministro da Indústria, Turismo e Energia espanhol, José Manuel Soria, muitos outros países estarão a celebrar, já que é impossível saber exactamente onde estará o turista número mil milhões.
Com a chegada deste turista, será alcançada a marca de mil milhões de turistas no mundo em 2012, que é um recorde para o turismo mundial, face aos 25 milhões em 1950.
A organização saudou o facto de que o turismo internacional tenha conseguido crescer este ano, apesar das incertezas na economia mundial, sendo um dos sectores mais importantes da economia, ao qual se atribui um em cada 12 postos de trabalho e 30% das exportações mundiais de serviços.
Para a OMT, a cifra "reforça a posição do turismo como um dos maiores sectores económicos do mundo", contribuindo em nove por cento do PIB mundial (efeitos directos, indirectos e induzidos), seis por cento do comércio mundial e até 45% das exportações dos países menos desenvolvidos do mundo.
A OMT, aproveitando a ocasião, lança a campanha "Mil milhões de turistas, mil milhões de oportunidades", que tem como objectivo fazer os turistas observarem a cultura dos países em que estão de férias, a conservação do património e a compra de produtos locais, que supõe uma transformação (melhoras sociais e económicas) destas sociedades.
Sem comentários:
Enviar um comentário