quarta-feira, 6 de novembro de 2013




Assinalando os 25 anos de Educação para o Ambiente em Serralves, a Fundação organizou uma conferência internacional sobre o tema "Educar para o Património Comum: do Intangível Cultural ao Intangível Natural”. Procurou-se com esta iniciativa não só contextualizar as práticas do último quarto de século em Portugal como e sobretudo traçar perspetivas para o futuro.

Os primeiros passos conducentes à descoberta do funcionamento do Sistema Terrestre e da dimensão global dos impactos sobre o ambiente determinaram a consciencialização da interdependência global das relações humanas.

Educar para esta interdependência e construir os suportes organizacionais para esta inevitável dimensão global, é um dos maiores desafios com que a nossa civilização se confronta.

A uma escala global, a harmonização dos interesses de toda a humanidade, incluindo os das gerações vindouras, com os interesses individuais de cada nação implica a construção de um conceito organizacional que defina no que consiste este novo Global Common. A definição dos limites do Sistema Terrestre capaz de albergar a vida humana e evitar o risco de alterações ambientais globais catastróficas permitirá a formulação de um modelo para a gestão coletiva deste Bem Comum.

Com esta conferência lançam-se as bases para a definição destes limites e repensa-se a Educação para o Ambiente enquanto Educação para o Património Natural Comum.

Comissariado: Viriato Soromenho-Marques, Paulo Magalhães

[jornal de nov. Serralves]











Catherine Pearce [Diretora do Future Justice, World Future Council]

Preservando o planeta – um guardião para as gerações futuras

http://www.futurejustice.org/wp-content/themes/futurejustice/images/world-future-council.png


Rob Wheeler [representante ONU, The Global Ecovillage Network]

Proteger o nosso património Comum: cabe-nos a todos

IT is up to us all




www.scpclearinghouse.org | www.desd.org


Earth Condomim as Global Commom

Join The Global Aliance

§  Local responsibility

§  Producer responsibility

Live in a regenerative manner [restorative]

Education for sustainable development

(…)



Lia Vasconcelos [universidade nova de lisboa]

O “Património” na construção de uma linguagem comum…

Projeto MARGOV – Parque Marinho da Arrábida

Áreas | Governância, cidadania, dynamic support




Nuno Ferrand de Almeida [Diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos genéticos da Universidade do Porto]

Referências | www.flora-on.pt/ | Citizen Science
 

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