quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Trilho da cidade de Calcedónia

No dia 7 de Novembro de 2012, por volta das 9 horas, saímos da escola em direção ao Gerês, à Porta de Terras de Bouro do Parque Nacional Peneda Gerês.

Á chegada ao Centro Interpretativo, fomos recebidos na Sala da Geira pelo técnico de turismo do Parque Sérgio Gonçalves, que nos fez uma pequena apresentação do Parque e nos acompanhou durante o trilho.

O trilho que fizemos é um trilho pedestre de Pequena Rota, de âmbito Histórico e Paisagístico, no território da freguesia de Covide, que apresenta um traçado circular, constituindo-se por traçados declivosos que o tornam de elevada dificuldade. Tem uma extensão de cerca de 7 km, com um tempo médio previsto de 4 horas.

O relevo era bastante irregular, com extensos e profundos vales, intercalados pelas cristas montanhosas, que resultam de interações entre maciços rochosos e os agentes geomoderadores externos, o que tornou o trilho mais cansativo.

Ao longo do trilho avistamos vestígios de corço, como pegadas junto a um curso de água, as fezes de um lobo e de cavalo. Avistamos cabras, um ratinho e um sapo. A paisagem era agradável, com uma variedade de flora extensa.

Este território está incluído na Bacia do Rio Cávado, e ao longo do trilho pudemos avistar alguns cursos de água.

A turma do 3ºD, apesar de cansada, ficou satisfeita com a visita. Quem sabe, voltemos a repetir. Apesar da chuva, foi sempre a andar!

Sem comentários:

Enviar um comentário