terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MUST


Nos passados dias 8 e 9 de Dezembro de 2012 aconteceu o evento designado  MUST – Mercado Urbano de Santo Tirso, na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso. O evento decorreu das 12h às 20h e contou com um convidado especial, o Flea Market. O Flea é uma feira de compra, venda e troca de qualquer objeto em segunda mão. O Flea Market é já um conhecido evento cultural representativo da agitada agenda da cidade do Porto e que conta já com representações noutras localidades. O Flea Market é uma iniciativa original de Barcelona e representada em Portugal pelas S.P.O.T. (Sociedade Portuense e outras Tendências, Lda.)

Para além da vertente comercial, o Must contou com a animação musical oficinas criativas, e espaços de restauração.

Neste evento estiveram representadas as turmas do 1º e 2º ano de Restauração e o 2º ano de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento com os seus produtos endógenos, onde tiveram oportunidade de divulgar, valorizar e comercializar os produtos elaborados durante as aulas práticas. e o serviço de restauração contribuiu com a degustação do  chá de “tomilho” produzido na escola.

 
 
 

                                                 JF     2ºD

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Ministério da Indústria, Turismo e Energia espanhol recebem hoje o turista número mil milhões num acto simbólico no Museu do Prado, em Madrid.
A OMT escolheu simbolicamente uma mulher, provavelmente europeia, e o Museu do Prado para celebrar a ocasião, já que a sede da organização se situa na capital espanhola.
Paralelamente a este evento, presidido pelo secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, e o ministro da Indústria, Turismo e Energia espanhol, José Manuel Soria, muitos outros países estarão a celebrar, já que é impossível saber exactamente onde estará o turista número mil milhões.
Com a chegada deste turista, será alcançada a marca de mil milhões de turistas no mundo em 2012, que é um recorde para o turismo mundial, face aos 25 milhões em 1950.
A organização saudou o facto de que o turismo internacional tenha conseguido crescer este ano, apesar das incertezas na economia mundial, sendo um dos sectores mais importantes da economia, ao qual se atribui um em cada 12 postos de trabalho e 30% das exportações mundiais de serviços.
Para a OMT, a cifra "reforça a posição do turismo como um dos maiores sectores económicos do mundo", contribuindo em nove por cento do PIB mundial (efeitos directos, indirectos e induzidos), seis por cento do comércio mundial e até 45% das exportações dos países menos desenvolvidos do mundo.
A OMT, aproveitando a ocasião, lança a campanha "Mil milhões de turistas, mil milhões de oportunidades", que tem como objectivo fazer os turistas observarem a cultura dos países em que estão de férias, a conservação do património e a compra de produtos locais, que supõe uma transformação (melhoras sociais e económicas) destas sociedades.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Relatório da Visita de estudo ao Parque da Devesa e Casa do Território

 

No dia 26 de Novembro de 2012, as turmas do 2º e 3º ano de Turismo da nossa escola dirigiram-se a Famalicão da parte da tarde, para uma visita ao Parque da Devesa e à Casa do Território.

Iniciamos a visita pela Casa do Território, onde fomos recebidos pelos guias, que nos encaminharam para uma exposição acerca do Parque e da Casa.

O Parque da Devesa é um parque público com uma área extensa verde de cerca de 25 hectares, é atravessado pelo Rio Pelhe e tem uma série de equipamentos de animação e cultura. Este parque resulta da parceria liderada pela Câmara Municipal de Famalicão e de que fazem parte a Associação de Moradores das Lameiras, a ADRAVE, a CESPU, entre outras.

A reestruturação do Parque da Devesa foi paga pelos parceiros e com cofinanciamento da União Europeia, através do FEDER, foi aberto ao público a 28 de Setembro de 2012.

O parque é constituido por várias vias pedonais, pelo lago, um auditório ao ar livre, uma unidade de biologia, uma cafetaria, um restaurante, três parques de estacionamento e acessibilidades, a casa do território e outros edificios de apoio.

Qualquer pessoa pode visitar o parque, fazendo as mais variadas atividades, ao longo do parque pode verificar várias espécies de árvores e “monumentos” expostos, como o moinho, o portão, etc.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Trilho da cidade de Calcedónia

No dia 7 de Novembro de 2012, por volta das 9 horas, saímos da escola em direção ao Gerês, à Porta de Terras de Bouro do Parque Nacional Peneda Gerês.

Á chegada ao Centro Interpretativo, fomos recebidos na Sala da Geira pelo técnico de turismo do Parque Sérgio Gonçalves, que nos fez uma pequena apresentação do Parque e nos acompanhou durante o trilho.

O trilho que fizemos é um trilho pedestre de Pequena Rota, de âmbito Histórico e Paisagístico, no território da freguesia de Covide, que apresenta um traçado circular, constituindo-se por traçados declivosos que o tornam de elevada dificuldade. Tem uma extensão de cerca de 7 km, com um tempo médio previsto de 4 horas.

O relevo era bastante irregular, com extensos e profundos vales, intercalados pelas cristas montanhosas, que resultam de interações entre maciços rochosos e os agentes geomoderadores externos, o que tornou o trilho mais cansativo.

Ao longo do trilho avistamos vestígios de corço, como pegadas junto a um curso de água, as fezes de um lobo e de cavalo. Avistamos cabras, um ratinho e um sapo. A paisagem era agradável, com uma variedade de flora extensa.

Este território está incluído na Bacia do Rio Cávado, e ao longo do trilho pudemos avistar alguns cursos de água.

A turma do 3ºD, apesar de cansada, ficou satisfeita com a visita. Quem sabe, voltemos a repetir. Apesar da chuva, foi sempre a andar!

Fenda da Calcedónia



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Turismo

Receitas de turismo devem superar os oito mil milhões em 2013


Económico com Lusa

02/11/12 12:54

As receitas anuais relacionadas com o turismo devem ultrapassar os oito mil milhões de euros em 2013.

"Temos expectativa de crescimento, apesar da conjuntura difícil em que vivemos", sublinhou hoje à agência Lusa o diretor do departamento de promoção do Turismo de Portugal, António Padeira, assinalando a importância do sector para o mercado de exportações.

"Dois terços do movimento turístico em Portugal advêm do mercado externo", frisou António Padeira, explicando que a estratégia do turismo nacional tem que passar pela captação de novos públicos, novos produtos turísticos e em novos segmentos de mercado.

"A secretária de Estado do Turismo [Cristina Meireles], desloca-se este mês à Índia para fazer um trabalho de divulgação e promoção de Portugal, já que cerca de 20 milhões de indianos viajam para o estrangeiro e nós temos que aproveitar", sustentou o dirigente do Turismo de Portugal.

"Este ano já estivemos três vezes na China, também, mas estamos ao mesmo tempo a trabalhar os mercados tradicionais porque não podemos descurar nada se quisermos dar a volta".

As declarações de António Padeira foram realizadas hoje, à margem do "Workshop Internacional de Turismo Religioso", promovido pela Câmara e Ourém e pela ACISO -Associação Empresarial de Ourém-Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal, reunindo operadores turísticos nacionais, agentes de viagens e hoteleiros, entre outros empresários do sector.

"O país quase nunca reconheceu a importância do turismo religioso", disse à Lusa o presidente da Câmara de Ourém, à margem do evento. O turismo religioso "pode ser um canal de atracão muito forte e dar um contributo para o desenvolvimento turístico e das exportações, que é uma coisa da qual Portugal precisa como do pão para a boca", exemplificou Paulo Fonseca.

O autarca sublinhou o facto de, durante muitos anos, se ter "dormido à sombra de produtos como Lisboa, Madeira, Algarve e Cascais", expressando a convicção de que é através de mercados como Fátima "que se pode dar um grande salto".

Afinal, reforçou, "Fátima está a apenas uma hora de Lisboa, já consegue atrair cerca de cinco milhões de visitantes por ano e oferece 15 mil camas a um preço médio inferior daquele que se pratica na capital do país".

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

terça-feira, 8 de maio de 2012


O 3º D PELOS TRILHOS DAS INVERNEIRAS E BRANDAS de CASTRO LABOREIRO E PORTA DE LAMAS DE MOURO


 
No âmbito das disciplinas de Ambiente e Desenvolvimento Rural e de Técnicas de Turismo e Gestão, a turma do 3º ano de Turismo Ambiental e Rural realizou no dia 23 de Março uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda Gerês – Porta de Lamas de Mouro.

Logo à chegada reunimos com a equipa responsável pela dinamização das atividades de animação e interpretação ambiental, focando aspetos ligados ao planeamento, implementação e avaliação de projetos e oficinas temáticas e debatemos com o responsável ligado à gestão do PNPG, questões relacionadas com os principais constrangimentos encontrados e boas práticas implementadas na gestão do Parque. 

Realizamos dois percursos pedestres: um pelas margens do rio Mouro e outro em Castro Laboreiro que incluiu a visita ao Museu etnográfico e subida ao Castelo em que se procurou realçar e valorizar o Património Biológico Natural e o Património Cultural, privilegiando a vertente prática da aprendizagem, analisar as características do percurso pedestre, procedimentos, normas de segurança, postura e linguagem técnica do guia e reconhecer a interdependência do Turismo e Ambiente.

A visita revelou-se de especial interesse para este Curso e foi excelentemente conduzida pela equipa responsável, destacando-se o acompanhamento do Dr. Abel Marques, pela preocupação em adequar as atividades tendo em conta a especificidade do grupo, curso, conteúdos a abordar e objetivos a atingir, de acordo com o pedido feito pela escola.

A atividade contribuiu muito positivamente para reconhecer a importância da valorização e promoção dos produtos regionais e tradições das populações rurais para o TER e o desenvolvimento rural; motivar para a importância da defesa do Património Natural tendo em vista uma atividade turística responsável; incentivar para a prática de atividades turísticas como forma de diminuição de problemas de ordem social e económica das populações residentes em Áreas Protegidas; reconhecer o papel da gastronomia, artesanato, museus temáticos... como potencializadores dos recursos endógenos da região e contribuiu para o desenvolvimento das relações interpessoais.

Esta visita permitiu ainda o estabelecimento de protocolos de colaboração para a FCT / PAP de dois alunos deste Curso.
Todos saímos mais enriquecidos com esta visita!                                            Os alunos do 3ºD

O futuro do planeta está nas tuas mãos

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Católica Braga no âmbito do seu projeto educativo de formação superior na área do Turismo promove a sua 1ª Conferência Internacional de Turismo, no dia 20 de Abril, em Braga.
"O Turismo e a crise internacional" é o tema desta Conferência para o debate e reflexão sobre o Turismo em Portugal, que conta com prestigiados oradores nacionais e internacionais, do mundo académico, político, empresarial e institucional.


  • Que papel para o Turismo em tempos de crise?
  • Qual a importância do Turismo na Economia nacional?
  • Como é que à escala internacional o turismo tem respondido à crise?
  • Que impactos e caminhos face às medidas de austeridade no Turismo?
  • Quais os desafios ao maior setor exportador do País?


Estas são algumas das questões em debate na 1ª Conferência Internacional de Turismo da Universidade Católica Portuguesa, a 20 de Abril, em Braga.

terça-feira, 20 de março de 2012


No passado dia 29 de Fevereiro, a turma do 1ºD da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, realizou uma visita de estudo ao concelho de Santo Tirso, para conhecer as suas potencialidades turísticas. Visitamos a Igreja de Roriz, o Mosteiro de Vilarinho, o Mosteiro de Singeverga, onde ficamos fascinados com a sua magnifica coleção de borboletas. Visitamos também o Castro Monte Padrão, em Monte Córdova, e o seu centro interpretativo.

Foi uma visita bastante interessante: enriqueceu-nos do ponto de vista didático, e foi uma oportunidade de nos libertarmo-nos das aulas e usufruir de algum lazer.

sexta-feira, 9 de março de 2012


No dia 8 de Março, os alunos do 2ºD, acompanhados pelas professoras Ligia Magalhães e Ana Rute Marcelino, visitaram o Parque Biológico de Gaia, a Estação Litoral da Aguda e o Parque de Dunas da Aguda. A visita realizou-se no âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, e visava a concretização dos objectivos dos módulos 3 e 7.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Feirinha de S. Valentim

No dia 13 e 14 de Fevereiro realizou-se na Escola Profissional Agrícola Conde S.Bento,a Feirinha de S.Valentim organizada pela turma do curso Turismo Ambiental e Rural,do2ºD.Nesta feirinha venderam-se produtos convencionados artesanalmente, com o fim de divulgarmos os produtos da escola tais como Licores dos Apaixonados, bolachas, bombons, compotas, chocolates e cabazes.
Famalicão lança concurso de fotografia sob o tema “Turismo Industrial”
Até ao próximo dia 29 de Fevereiro, estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia “Turismo Industrial”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave. O concurso promovido em colaboração com a associação famalicense Artes de Movimento tem como objetivo promover e divulgar o património industrial da região, através da arte fotográfica. A iniciativa pretende ainda desafiar a comunidade para a descoberta de espaços históricos no concelho, incentivando a recolha de fotografias originais. O primeiro prémio tem o valor de 400 euros, o segundo de 300 euros e o terceiro de 200 euros. O júri poderá ainda decidir atribuir menções honrosas.

Mais informações em www.museudaindustriatextil.org

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Madrid é a capital e a maior cidade da Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é, juntamente com Lisboa, o centro financeiro e político da Península Ibérica.

No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia europeia, tornando-se num dos principais focos financeiros do Sul da Europa. O gentílico da cidade de Madrid é madrileno (madrileño).

Nesta elegante cidade, de dois em dois anos realiza-se a uma Feira Internacional de Turismo, ou seja FITUR, onde Portugal tem mantido a sua presença, sendo que este ano foi-lhe atribuído o prémio melhor stand internacional.

A FITUR é um dos mais prestigiados eventos na área de turismo e é direcionada ao público em geral e a profissionais do sector.

Os 10 pavilhões estavam completos apresentando algumas curiosidades a nível tecnológico de soluções para turismo, assim como criatividade em alguns stands. De uma praia artificial criada especialmente para o evento aos stands mais tradicionais, estavam presentes cerca de 166 países / regiões neste evento, que foi considerado um sucesso e, onde os alunos de Turismo Ambiental e Rural da nossa Escola compareceram.


                                        Trabalho realizado por: Alda Martins

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

                                                3ºD em Madrid, no Paseo del Prado